Estilos de Kung Fu - Estilo Dragão

 


O Dragão é um animal místico com poderes incríveis sobre o céu e a terra.

É conhecido por suas formas de ataques e defesas fechadas e pegadas muito perigosas e destrutivas, como ataques ao joelho, tornozelo, juntas e cotovelo. Os movimentos são longos, contínuos e coerentes.

História do Estilo do Dragão

A origem deste estilo enigmático é frequentemente questionado, muitos estudiosos dizem que o estilo teve origem nos anos 1750 – 1800 e foi desenvolvido pelo monge Budista tailandês – Yuk.

Durante um festival chamado Yue Shen, para qual vinha lutadores de Kung Fu de toda a China, Yuk conheceu Lan Yiu Kwai que fazia demonstrações neste festival. Yuk lhe diisse que o seu Kung Fu era bonito mas não tinha uso pratico. A Monja Lan ao ouvir isso ordenou que 11 estudantes o atacassem, mas os mesmos não foram capazes nem de tocar Yuk.

Impressionada ela própria o ataca e ordenou também que seus estudantes atacassem novamente. Mas desta vez Yuk derruba todos os estudantes menos Lan. Diante desta pura demonstração de Kung Fu a monja Lan cai ao pé de Yuk e pede que a aceite como discípulo.

Yuk aceitou e começou a ensinar a Monja que se tornou um dos “5 tigres de Cantão” e Yuk ficou conhecido como um Mestre de Dragão. Este estilo é conhecido por defesas e ataques fechados e “Mok Kiu” (entrelaçar os braços). Possui cinco formas que mostram o poder do Dragão, que são conhecidas como: NGAN (olhos), SUN, (mente), SAU ( palma), YIU (cintura), MA (posição de cavalo).

O praticante precisa dominar estas cinco formas que correspondem externamente a Oração, Ar, Fogo, Água e Terra e internamente início, espirito, respiração(Chi), fluência e estabilidade interior.

Quando o praticante domina estas cinco formas associadas externa e internamente ele está apto a perceber o poder do Dragão.

Treinamento

O treinamento deste estilo é complexo, pois utiliza diversas transições de posições. Em aprendendo os movimentos, o estudante golpeará duro em bloco, fazendo com que o seu corpo fique fortalecido. Este estilo tende a desenvolver exaustivamente o Chi (Energia Interna). No Brasil existem diversos representantes.

Fonte: Portaldekungfu.com

Comentários